Cancelamento de eventos e condições climáticas adversas – principais riscos cobertos e cases em eventos pelo mundo

Cancelamento de eventos e condições climáticas adversas – principais riscos cobertos e cases em eventos pelo mundo

O setor de eventos representa uma das áreas mais dinâmicas e com mais tendência a crescer em nosso país. Porém, planejar um evento é uma tarefa que exige muita dedicação e planejamento, focados em fatores como logística, contratação de serviços, orçamento e possíveis riscos. O cancelamento de um evento, mesmo que por razões que fujam do controle dos organizadores, pode trazer sérios prejuízos. Por isso, é preciso tomar as precauções necessárias para se proteger desse risco.

Cancelamento de eventos

Existem diversos motivos responsáveis pelo cancelamento de eventos. Dentre eles, estão condições climáticas adversas e fenômenos naturais, como fortes chuvas, tempestades, queda de raios e, em casos de eventos internacionais, possíveis furacões e terremotos.

Sendo assim, é importante que os promotores, durante o planejamento, avaliem a fundo os possíveis riscos, considerando previsões meteorológicas e condições climáticas do local, analisando previamente as circunstâncias em que o evento acontecerá. Para isso, a organização pode contar com a ajuda de seus seguradores, que possuem experiência no assunto e podem indicar práticas para a redução de riscos, bem como medidas de emergência.

Quando o cancelamento é inevitável

Mesmo que os organizadores se mantenham atentos às previsões meteorológicas e condições climáticas, determinadas intempéries são impossíveis de serem previstas a tempo de evitar o cancelamento de eventos. Dessa forma, em casos de condições climáticas adversas, o mais comum é que eventos sejam adiados, interrompidos ou cancelados. Para se prevenir dos possíveis prejuízos resultantes dessas ações, o mais seguro é a contratação de uma cobertura para cancelamentos.

É importante ter em mente que se tratando de condições climáticas adversas, as locações mais protegidas também podem ser afetadas. Fortes chuvas e incidência de raios podem causar blecaute elétrico, atrasos na entrega de mercadorias, dificuldades para que as atrações cheguem ao local do evento, dentre inúmeros outros imprevistos.

Situações como essas geram vários prejuízos para os organizadores do evento. Dentre as perdas, estão as indenizações aos patrocinadores, atrações e demais funcionários contratados, além da devolução do valor investido em ingressos pelo público. Os gastos gerados pelo cancelamento de eventos podem comprometer o orçamento da produtora e fazer com que ela desperdice seus recursos disponíveis para a produção de eventos futuros.

É nesse momento que uma cobertura para cancelamentos faz a diferença. Ela abrange cancelamentos, interrupções e adiamentos de eventos por qualquer causa que fuja do controle dos segurados, como caso de morte ou acidentes, atos terroristas, indisponibilidade do local devido a incêndios ou explosões, queda de estruturas, condições climáticas adversas, atraso na entrega de materiais, ausência de atrações, entre outras inúmeras possibilidades. Além disso, essa proteção pode ser contratada para os mais variados tipos de eventos, desde uma festa de formatura até grandes festivais ao ar livre.

Grandes eventos afetados pelas condições climáticas

São vários os exemplos de como condições climáticas adversas podem prejudicar a realização de eventos e do quanto é importante estar preparado para situações do tipo.

Em 2011, o Pukkelpop, um dos maiores festivais de verão da Europa, teve de ser cancelado após uma forte tempestade destruir as estruturas do evento, causando cinco mortes e deixando mais de 100 pessoas feridas. Os organizadores afirmaram que os meteorologistas não previram chuvas tão fortes para aquele dia. O festival, que estava previsto para acontecer durante quatro dias, foi cancelado logo após o primeiro dia de shows.

Recentemente no Brasil, o Lollapalooza 2019, foi interrompido em seu segundo dia quando o Corpo de Bombeiros determinou a evacuação do local, devido às fortes chuvas e incidência de raios. Em 2017, nos EUA, o mesmo festival teve de ser interrompido antes de seu encerramento devido à forte tempestade. Já em 2018, a edição do evento na Argentina, teve seu último dia cancelado por causa de severas condições climáticas.

Dessa forma, fica clara a importância de se estar preparado para as possíveis condições climáticas que levem ao cancelamento de eventos. Visite nosso site ou entre em contato conosco para saber como nossos serviços podem te ajudar nessas situações.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Enviar mensagem
Tire suas dúvidas
Precisando de ajuda?
Estamos online para tirar suas dúvidas.